9 cuidados que você precisa ter na reforma de um apartamento na planta

Na hora de adquirir um imóvel, comprar apartamento na planta é quase sempre uma excelente opção. Além do preço mais acessível, a compra de uma unidade em construção tem como vantagem a valorização imobiliária, contar com uma infraestrutura moderna, ter a documentação em dia, entre outras. 

Um dos aspectos mais interessantes é a possibilidade de personalizar o apartamento com maior facilidade, afinal, você será o primeiro morador do local, podendo escolher todos os detalhes de acabamento e até mesmo de estrutura! 

Mas para realizar a reforma do apartamento na planta sem dor de cabeça, é preciso ter alguns cuidados. Conhecer os detalhes burocráticos do processo e contar com um bom planejamento é fundamental.

Para te ajudar nesse momento e garantir que você conquiste o lar dos seus sonhos, separamos nove cuidados que você precisa ter na reforma de um apartamento na planta!

Reforma de apartamento na planta: 9 cuidados que você precisa ter

  1. Planejamento:

Quando o assunto é reforma sempre encontramos alguém com alguma história terrível para contar sobre como as obras atrasaram, o orçamento estourou, etc. O fator mais comum em todos esses relatos? A falta de planejamento.

Para não ter sustos e garantir os resultados que deseja contar com um bom planejamento é fundamental. Realizar um projeto com um arquiteto é uma ótima opção nesse momento. Aliás…

  1. Tenha um projeto:

Você pode reformar o apartamento na planta sem um projeto? Sim, você pode. É recomendado tomar essa atitude? Não.

O projeto facilita muito a execução da obra e ainda ajuda a definir se há necessidade ou não de documentação. Algumas mudanças exigem laudos e responsáveis técnicos. O projeto ajuda você a evitar a execução de obras irregulares e contribui no melhor aproveitamento do material.

  1. Acerte na escolha dos profissionais:

Acertar na escolha dos profissionais que realizarão a reforma de seu apartamento na planta é fundamental para atingir os resultados pretendidos. Aproveite o poder da internet para pesquisar sobre os prestadores de serviços. Se possível, entre em contato com quem já os contratou e solicite portfólio sobre os trabalhos já desenvolvidos.

  1. Escolha os materiais com cuidado:

É normal ficar ansiosa pela reforma do apartamento novo, porém, esse sentimento não pode te levar a opções equivocadas. Escolher o material errado é fonte de descontentamento e prejuízos.  Hoje são muitas as opções existentes no mercado, por isso faça analise com calma para garantir que sua decisão satisfaça suas necessidades e gostos.

  1. Conheça a norma das reformas:

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou em abril de 2014 a norma NBR 16280.2014, conhecida como Norma das Reformas, determinando diversas condições que precisam ser seguidas em toda a obra. Conhecer as normas evita que você desobedeça a legislação, tome multas ou tenha a reforma embargada.

  1. ART e RTT:

Reformas que envolvem “quebradeiras” precisam contar com um arquiteto, profissional habilitado ou engenheiro. Esse profissional irá preencher o registro ou anotação de responsabilidade técnica, ou seja, será o responsável pela segurança dos moradores onde a reforma será realizada, da mão de obra envolvida e dos outros moradores do edifício.

  1. Alvará de reforma:

Mesmo não havendo alteração na área do imóvel, o que é o caso na maioria das reformas de apartamento na planta, ainda assim o Alvará de Reforma Simplificado pode ser necessário.

Esse documento deve ser retirado junto a prefeitura municipal ou órgão de urbanismo responsável, pelo profissional habilitado, arquiteto ou engenheiro, devendo descrever os serviços que serão executados.

  1. Elabore um laudo:

Antes de dar início a sua reforma você precisa elaborar um laudo sobre os serviços que serão realizados, entregando o documento ao síndico ou administradora do condomínio para verificar se as mudanças planejadas estão de acordo com as normas do local. A administradora pode autorizar, pedir alterações ou mesmo cancelar a obra caso ela apresente risco a estrutura do edifício.

  1. Contrate um arquiteto:

Contar com um arquiteto na hora de reformar o apartamento na planta faz toda a diferença para o desenrolar da obra. Esse profissional é capaz de elaborar o projeto, gerenciar a obra, conhece a cabo toda legislação e ainda te ajuda com toda a documentação para que sua reforma não sofra com sanções legais.

Aqui no nosso blog você sempre e encontra dicas incríveis para decorar ou reformar a sua casa! Continue com a gente e acompanhe todas as minhas novidades curtindo nossas páginas nas redes sociais!

Até a próxima!

Fale conosco!
Ligue para (11) 2063-9409
Fale pelo WhatsApp clicando no botão flutuante
Envie um e-mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *