Problemas comuns em uma reforma

 

Você está pensando em construir ou reformar um imóvel e deseja obter resultados de qualidade? Realizar uma reforma com menores custos e sem dor de cabeça? Então vou te contar neste artigo quais os problemas mais comuns 

É sabido que a maioria das pessoas não possui tempo, conhecimento ou experiência para realizar projetos de construção ou reforma, não é mesmo? O grande problema é que o projeto é etapa fundamental de uma obra e que serve como guia para a execução, garantindo assim que tudo vai sair dentro do esperado. Assim, apostar em projetos mal desenvolvidos ou improvisados, além de ser um tiro no escuro, é acima de tudo, um grande risco. Confira abaixo os problemas mais comuns em uma reforma:

 

  • Desperdício de materiais

É muito comum nos depararmos com problemas causados pela compra de materiais em maior quantidade do que o que realmente vai ser usado, que além de acumular entulho que vai precisar ser descartado de alguma forma, faz você gastar muito mais dinheiro do que o necessário. O contrário também pode acontecer. Já pensou comprar uma tinta de uma cor e no meio da obra perceber que precisa de mais e não encontrar galões do mesmo lote? Corre um risco muito alto de sair do padrão e gerar diferença nas cores. O mesmo pode acontecer com revestimentos, porcelanas, etc.

  • Falta de projeto

O projeto em uma obra é essencial para entender o que será feito, as possibilidades, etc. Já pensou chegar no meio da obra e descobrir que você não vai poder ter a cozinha americana que sempre sonhou porque bem no meio da parede tem uma coluna estrutural que não pode ser removida? Ou mesmo utilizar um revestimento inapropriado para áreas molhadas e que lá na frente vai te trazer problemas de mofo e infiltração? 

 

Além disso a falta de planejamento nos faz lembrar do próximo item, que é:

 

  • Gastar mais do que o previsto

Quem aí gosta de gastar mais do que estava planejando? Eu pelo menos não conheço ninguém que gosta de ser pego de surpresa dessa forma. O lado positivo de contar com um planejamento bem feito é saber quanto que a execução daquela obra vai nos custar. É muito, muito, muito comum conversar com alguém que fez uma reforma por conta própria e esse alguém reclamar que gastou mais do que estava disposto. Isso acontece geralmente porque não teve um planejamento bem executado e pode ter se deparado com imprevistos que lhe custaram bastante dinheiro.

 

  • Falta de proporção e dimensionamento

Achou que cabia uma mesa de 12 lugares em um espaço que só cabia uma mesa de 6? Comprou uma cama king onde só cabia uma de casal? Acredite ou não, isso acontece com muita frequência não só com móveis, mas com ambientes também. Colocar um lavabo gigantesco e usar um espaço desnecessário de uma sala de jantar para isso, ou o inverso e ficar tão pequeno que não cabe ninguém direito. Evite tirar medidas com o olhômetro.

 

  • Decoração confusa

A falta de referências e de organizar tudo em um conceito faz parecer que o ambiente está poluído, bagunçado e sem personalidade. Além disso, já pensou que um ambiente em que nada conversa com nada, parece que as coisas estão jogadas, avulsas no contexto? A decoração é parte essencial do conforto e traz aconchego, por isso é importante reunir as referências e traduzir elas em um conceito único, criando personalidade e identidade para o projeto.

 

Como fazer uma obra com eficiência

Contar com um arquiteto pode ser a chave do sucesso em uma obra. Ele é um profissional com formação multidisciplinar com conhecimento e habilitações técnicas para elaborar projetos que estejam em conformidade com as melhores práticas, façam o melhor uso de materiais e alcancem sua expectativa.

Vale lembrar que embora o valor da contratação de um arquiteto varie consideravelmente no mercado, projetos de arquitetura costumam custar uma pequena parcela do valor da obra apenas, representando um preço baixo para todo o suporte que o serviço oferece. Além disso contar com este profissional pode te ajudar a economizar até 30% no valor total de uma obra!

Além de elaborar o projeto de sua obra / reforma de acordo com seus desejos e expetativas, o arquiteto ainda pode gerenciar toda a obra, sendo responsável direto pela aquisição dos materiais, gerenciamento de equipes e fornecedores, etc. 

Na hora de construir ou reformar conte com o Escritório Eliane Ventura e tenha os benefícios contar com a assessoria de um profissional especializado e fazer o custo valer a pena.

Fale conosco!
Ligue para (11) 2063-9409
Fale pelo WhatsApp clicando no botão flutuante
Envie um e-mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *